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Inicie o ano com 5 km

Fim dos dias festivos, agora é hora de recomeçar os treinamentos. Para quem corre – não, somente – é preciso cautela e progresso crescente. Para isso, nada melhor do que a distância de 5 km.  “Levando em conta que final de ano é corrido para todos, começar de uma forma gradativa e constante durante o mês de janeiro, sem faltar em treinos, é importante para recuperar o lastro fisiológico”, explica o treinador Diego Lopez, da Trilopez Assessoria Esportiva.

É preciso ter cuidados e respeitar o corpo que está destreinado. “A cabeça, às vezes, pensa que você ainda está no auge de 2014”, diz Lopez. Com isso, uma frequência de 2 a 3 vezes por semana de treinos é indicada.  Além disso, o trabalho pode ser intercalado com treinos de academia. “O trabalho de fortalecimento preventivo junto com flexibilidade é muito recomendado”, orienta.

Em uma preparação de um mês, pode-se evoluir de 20% a 30% o volume em cada semana. “Nos primeiros sete dias, por exemplo, pode-se fazer 30’, na seguinte 39’, e assim por diante”, explica o treinador.

Um bom treino que também pode ser seguidos nesse período de 30 dias é o de rodagem, entre os limiares 1 e 2, ou seja, uma corrida não tão leve e também não tão alta, mais para o nível moderado.

Imprescindíveis para qualquer corredor são os alongamentos, que devem ser feitos mesmo no calor, tanto antes e depois dos treinos e a variação de altimetria, que pode ser variada uma vez por semana.

 

Fonte: Sua Corrida

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