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PRIMEIRA CORRIDA SEM ERRO!

Você treinou sério e finalmente chegou a hora da sua primeira corrida. Agora, o mais importante é curtir a prova e cruzar a linha de chegada bem. E para isso acontecer, é fundamental tomar alguns cuidados na véspera e no dia do desafio. Nós preparamos sete dicas com a ajuda do treinador Ronaldo Martinelli, diretor da assessoria esportiva 5Ways e coordenador do programa Bio Running da Bio Ritmo Academia. 

1 – Descanse bem! Procure relaxar na véspera da prova e guarde energia para o dia seguinte. Deixe passeios que exigem longas caminhadas, festas e programas que vão até altas horas da noite para outro final de semana. Também não é recomendado se exercitar no dia anterior ao evento. “Treinar ou não na véspera depende muito do processo de recuperação de cada um. Na dúvida, opte pelo descanso total”, aconselha Martinelli.

2 – Acerte na alimentação! Evite comidas muito gordurosas (frituras, queijos gordos, chocolate) e bebidas alcóolicas nos dias que antecedem a corrida. Suas refeições devem ser ricas em carboidratos (pão, arroz, batata, macarrão, tapioca, frutas) e proteínas magras (peito de frango, peixe, filé-mignon). E nada de correr em jejum ou inventar de comer algo diferente no café da manhã pré-prova. Mudar a alimentação nesse momento pode causar uma baita dor de barriga.

3 – Arrume seus equipamentos! Na noite anterior ao grande dia, coloque o número de peito na camiseta, o chip no tênis e separe todas as coisas que você precisa para correr: relógio, protetor solar, boné, viseira, meia, porta-celular, fone de ouvido, calção etc.

4 – Evite transtornos! Programe-se para chegar ao menos uma hora antes do tiro de partida. Assim, você tem tempo de sobra para tirar fotos, deixar suas coisas no guarda-volumes, se hidratar, comer algo, ir ao banheiro etc. Antes de posicionar-se para a largada, Martinelli explica que é muito importante realizar um aquecimento articular (fazer movimentos que recrutem tornozelos, joelhos, quadril, ombros) e dar um trote leve.

5 – Drible a ansiedade! É normal ficar tenso minutos antes de começar a correr. “Tente desviar o pensamento para outras coisas. Se pensar na corrida, visualize um desempenho perfeito desde a largada até a chegada. A ansiedade é algo normal para iniciantes e só com a experiência vai se tornando menos problemática”, aconselha o treinador.

6 – Controle o ritmo! O clima da prova pode fazer você sair rápido demais na largada (e ficar sem gás no final). Evite isso e tente correr na mesma velocidade dos treinos. Deixe para acelerar somente na parte final, se estiver se sentindo bem. “Não se preocupe com tempo. A primeira prova serve de aprendizado. Só nas próximas os resultados devem ser melhorados.”

7 – Recupere-se legal! Ao cruzar a linha de chegada, capriche na hidratação. Mais: procure comer alimentos fontes de proteína e carboidrato até uma hora depois de correr.

 

FONTE: SUA CORRIDA

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