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PROTEJA A CARTILAGEM DAS SUAS ARTICULACOES

As articulações de quem faz exercícios sofrem! E para manter essas partes do corpo sempre saudáveis é fundamental preservar a cartilagem delas. Sabe por quê? A cartilagem, tecido protetor das extremidades ósseas, composto principalmente de colágeno, reduz a carga e amortece o impacto nas articulações durante qualquer tipo de movimento, como andar, subir escadas, saltar e, claro, correr.

Na corrida, a coluna vertebral, o quadril, os joelhos e os tornozelos são as áreas que mais precisam da proteção oferecida pelas cartilagens. O problema é que elas se desgastam com o tempo. “Quando envelhecemos ou sofremos algum tipo de lesão, essa cartilagem é alvo de processo inflamatório, como a osteoartrite (antiga artrose), resultado de um estresse oxidativo que ocorre no organismo por conta do aumento da produção de radicais livres. Resultado: há uma queda acentuada do nível de colágeno no corpo e, consequentemente, da eficácia da cartilagem”, explica o reumatologista Charlles Heldan, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Essa baixa de colágeno pode acontecer por diversos motivos. É comum em esportistas que fazem exercícios físicos de alto impacto (como corrida, futebol e muay thai) ou exageram na carga em treinos de força. “É importante intercalar os estímulos de treinos (fortes e fracos)  para dar um bom descanso ao organismo e driblar lesões”. Entre as mais comuns estão a da cartilagem articular, a dos ligamentos que mantém e dão estabilidade e a proliferação da membrana sinovial.

REFORÇO DE COLÁGENO
A suplementação com colágeno hidrolisado é uma boa maneira de preservar suas cartilagens. “Durante infância e a adolescência, nossa produção de colágeno é alta. Porém, na fase adulta ela diminui. É aí que suplementar pode fazer toda a diferença”, aponta Heldan. Entre os grupos que mais necessitam desse reforço estão pessoas com histórico familiar de ostoartitre, atletas e indivíduos com sobrepeso. “Quando um suplemento de colágeno é ingerido, ele é absorvido pelo organismo e se acumula na cartilagem, auxiliando em sua nutrição e manutenção”, diz o especialista.

 

O suplemento também pode auxiliar no tratamento de quem já tem uma lesão instalada, de acordo com estudo realizado pela Penn State University, na Pensilvânia (EUA), com 147 desportistas. Os atletas avaliados apresentavam dor ou desconforto em alguma articulação, por causa do exercício intenso. Eles receberam suplemento de colágeno hidrolisado e tiveram uma redução significativa da dor e melhora da lesão. “Esse efeito pode ter ocorrido, principalmente, pelo aumento da resistência da cartilagem”, diz o reumatologista da Unifesp.

Outras medidas também ajudam a manter as cartilagens saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, com alto consumo de vegetais verde-escuros, legumes e alimentos à base de proteína, preferencialmente animal.

ESCUTE SEU CORPO
Geralmente, o sinal de alerta de que há algum problema na cartilagem de uma articulação se manifesta pela dor. Entretanto, atletas mais experientes desenvolvem uma certa tolerância ao desconforto (por conta da alta dose de endorfina produzida durante os treinos). Aí, muitas vezes, quando a pessoa percebe o incômodo a lesão já está instalada há algum tempo. Portanto, a orientação é ficar sempre atento aos avisos do corpo e treinar sob orientação de profissionais capacitados. Se algum desconforto aparecer, procure um bom especialista em medicina esportiva. A mesma dica vale para a suplementação, fale com seu médico e com seu nutricionista para saber se é necessário usar o colágeno hidrolisado.

 

TRÊS SUPLEMENTOS PARA PROTEGER SUAS ARTICULAÇÕES

Trivance Mobility, da GELITA AG, distribuído no Brasil pela Sanofi

Collagen Powder Laranja, da Integralmedica

Gelatin, da Sundown Naturals

 

FONTE: SUA CORRIDA

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